Tendo em vista a polêmica que gerou a publicação do meu último post, falando sobre a possível substituição do Unity pelo GNOME 2 clássico como ambiente de área de trabalho padrão no Ubuntu Natty, venho aqui prestar alguns esclarecimentos.
Primeiramente, e equivocadamente, foi divulgada a notícia de quê certamente o Natty viria com o ambiente GNOME 2 clássico por padrão. Tal notícia inclusive foi publicada em grandes portais de software livre, conforme encaminhei para divulgação, tais como o Br-Linux.org e Notícias Linux, além do Ubuntu Dicas e diversos outros. Contudo, após receber um e-mail de uma fonte confiável, fui informado de quê a mudança não está certa, e que apenas foi levantada a hipótese na reunião do Conselho Técnico.
Portanto, só quero esclarecer que ainda não há uma definição concreta disso, mas ao que tudo indica o Natty Narwhal “11.04” deverá vir sim com o Unity como padrão. Porém não está descartada a possibilidade de termos o GNOME 2 clássico em seu lugar. Tanto que o post polêmico foi renomeado para “poderá vir”. Uma das definições de um dos mais renomados dicionários da Língua Portuguesa, o Houaiss, para o verbo poder é “correr o risco de ou expor-se a”. E é exatamente o que quis dizer com o post. O Unity corre o risco de ser substituído como padrão pelo GNOME 2 clássico, mas não têm-se alguma certeza.
Para finalizar, peço sinceras desculpas por quaisquer inconvenientes.
Até mais!
E siga-me no Twitter: @tiagoscd!
Grande abraço,
Tiago Hillebrandt