Para quem ainda não conhece, o FLISOL é o Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre, e sempre acontece no último sábado do mês de abril. Este ano ele acontece no dia 25 de abril de 2015.
Como o próprio nome já diz, ele engloba toda a América Latina, e acontece simultaneamente em diversas cidades do continente.
Quem já esteve presente em um FLISOL, certamente já sabe que ele é uma excelente forma de conhecer outras pessoas entusiastas de software livre na sua região.
Além disso, como o próprio nome diz, ele é um festival de instalação de software livre. Assim, não é difícil encontrar pessoas que nunca tiveram contato com o software livre mas que gostariam de experimentar, que estão curiosas para instalar e testar uma distribuição Linux e outros softwares livres em seu dispositivo.
FLISOL sem Ubuntu? Não, obrigado.
Recentemente, um grupo de apóstolos do Richard Stallman deu início a uma campanha para que os coordenadores regionais do FLISOL adotassem uma postura contra a instalação do Ubuntu.
Com isso, resolvi filtrar os principais motivos alegados por eles e esclarecer alguns pontos.
- Ubuntu vem recheado de drivers e softwares privativos em sua instalação padrão
Para quem não acompanha o desenvolvimento do projeto, é possível encontrar o código-fonte dos aplicativos nativos do Ubuntu no Launchpad, a ferramenta de gestão de projetos usada pela distribuição. Dito isso, os drivers proprietários usados como argumento estão inclusos no kernel Linux e acompanham não só o Ubuntu, mas diversas outras distribuições que adotam o mesmo kernel. Ou seja, a menos que você esteja utilizando uma distro com o kernel Linux-libre – que é livre de quaisquer códigos proprietários -, muito provavelmente seu Linux conta com os mesmos drivers distribuídos pelo kernel utilizado no Ubuntu.
- Ubuntu coletava e vendia dados de seus usuários para empresas como a Amazon
O Ubuntu oferece nativamente uma função que ao pesquisar algo por meio do Unity – a interface gráfica que acompanha a distribuição -, ele lhe trará os resultados locais, da sua própria máquina, mas ao mesmo tempo fará uma pesquisa do termo na Amazon e trará produtos relacionados ao termo que buscou.
No entanto, dados dos usuários jamais foram vendidos para empresas. Além disso é possível desabilitar facilmente essa pesquisa por meio do menu Segurança e privacidade > Pesquisa nas Configurações do sistema.
Por fim, deixo o meu apelo: o que consigo enxergar é um grupo de pessoas que está preocupado em atingir uma distribuição específica, deixando de lado outras distribuições que trazem exatamente os mesmos drivers proprietários. Dito isso, não deixe o Ubuntu de lado no FLISOL da sua cidade. Ele tem sido a porta de entrada para muitos usuários no mundo do desktop Linux.
FLISOL com Ubuntu!
Se você está disposto a participar do FLISOL 2015 instalando e configurando o Ubuntu, bem como palestrando ou auxiliando outras pessoas no uso da distribuição, a Comunidade Ubuntu Brasil está disponibilizando o envio gratuito de uma mídia oficial do Ubuntu 14.04.
Para receber, basta preencher o formulário até o dia 06 de abril de 2015.
E lembre-se: o FLISOL é um evento para promover o uso do software livre. Não deixe a opinião de algumas pessoas ferir a liberdade que tanto se prega no mundo livre. Seja Ubuntu, seja Fedora, seja o que for, respeite.
Um abraço, e até breve!
Atualização: envio dos CDs do 14.04 – 13/4/2015
Recebemos mais de 1000 solicitações de mídias do 14.04 desde a publicação deste post. Estamos efetuando o envio das mídias que temos em estoque, no entanto o número de solicitações é bem maior do que o total de mídias disponíveis. Já solicitamos mais mídias para Canonical, que prontamente as enviou, porém estamos aguardando um parecer no processo de importação brasileiro.
Como o foco é atender as pessoas que estarão presentes no FLISOL, estamos utilizando alguns filtros: se a pessoa não informou em qual FLISOL estará participando, ou ainda informou um FLISOL que não está na programação oficial, estamos automaticamente eliminando o nome da lista.
Amanhã, 14/4, o primeiro round de CDs será postado nos Correios. Serão 50 mídias do 14.04, cada uma delas acompanhando 1 adesivo oficial do Ubuntu. Assim que estiver postado, os destinatários receberão um e-mail notificando sobre o envio.
Wendell says
Ótima iniciativa! Parabéns a equipe do Ubuntu Brasil =)
Gabriel says
Por acaso teria condições de estender este evento para Santos, atrairia todo litoral paulista… Eu sou do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) e posso dizer que seria ótimo se pudesse ser feito lá, posso entrar em contato com a coordenadoria da Unimonte, bem qualquer coisa fala comigo que ajudo a estreitar relacionamento com a coordenadoria da Unimonte blz.
minha formação é em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estou cursando e me formo este ano ainda blz.
João Carlos Luz says
É o que estava faltando. Essa posição em relação a Flisol, está sendo fundamental, pois uma posição dessas em ralação ao SL, leva aos adepto uma grande dúvida sobre. Claro que são os que conhecem mais o sistema, estão antenados nos princípios e são bem informados sobre às questões sobre Ubuntu. Fiquei também sem saber, que posição tomar a respeito.. Essa explicação está bem diversificada e explicativa sobre os andamentos da Flisol… etc. É por ai mesmo turma. Value. E obrigado pelo texto.
Titão says
Muito bom texto Tiago, fiquei sabendo desse papo de tirar o Ubuntu do evento pelo Twitter esses dias, achei bem ridículo e não fundamentado, xiitismo típico de muito usuário de Software Livre ultimamente…
Eles tem é que agradecer o Ubuntu, pois é graças a ele que muito usuário leigo tem migrado para o SL e finalmente esse mercado tem alcançado melhores resultados.
Daniel Lenharo says
Ledo engano, O ubuntu tem feito pessoas migrarem para o sistema GNU/LINUX. Mais não ao Software Livre, pelo contrário, ele tem feito cada dia mais pessoas esquecerem os fundamentos do Software Livre.
Conseguiu muitos adeptos para o OpenSource, isso sim.
Gustavo Boiko says
Usuários de computadores não vão (e nem são obrigados a) sair contribuindo com projetos de software livre. As distribuições linux em geral têm se esforçado ao longo dos anos em tornar seu uso mais simples e acessível à pessoas que não sejam necessariamente experts em informática. A popularização do “uso” (reforço na palavra uso) de software livre é o objetivo primário desses esforços.
Com a popularização do uso, a plataforma se torna mais atrativa para empresas, desenvolvedores, e novos contribuidores em geral.
O Ubuntu é uma distribuição feita em parceria pela Canonical e por uma comunidade de contribuidores que entendem o propósito do software livre e escolheram o Ubuntu como projeto a contribuir.
Não entendo como o Ubuntu estaria fazendo pessoas que nem conheciam o software livre esquecer seus fundamentos. E entendo menos ainda o que o Ubuntu faz de diferente de outras distribuições linux.
Olnei Araujo says
Parabéns pela iniciativa da comunidade. Entretanto, não consigo entender todo este ódio por uma distribuição, cujo único erro, foi popularizar o GNU/Linux para a grande massa de usuários de computadores.
Qual será o real motivo disso tudo?
Como diz o ditado : os cães ladram e a caravana passa!
Paulo B. Saldanha says
Muito interessante mesmo, comecei a utilizar o Ubuntu e não conhecia esse evento.
Vou me inscrever para participar aqui em São Paulo.
J.F.Salles (NetHell) says
Nem preciso demonstrar meu apoio ao Ubuntu, meu protesto foi lançado e, a princípio, estava com o propósito de não realizar o Flisol este ano.
Mas creio que o recado foi dado, muitos coordenadores já demonstraram claramente que firmarão nos banners e folders de apresentação de suas cidades a presença marcante do Ubuntu em seu escopo de instalações e de palestras.
Parabéns por tua publicação. amanhã estarei repassando nos grupos possíveis.
Fábio Lima says
Òtima inciativa.
O Dionatan gravou um ótimo video a respeito tambem. Recomendo!
https://www.youtube.com/watch?v=6WsqdIIco_Y
Ivan says
Finalmente uma opinião coerente … eu estou ficando velho e não
aguento mais xiitismo no mundo linux.
*** Eu uso Ubuntu e estou feliz! ***
Abraços
Ivan
Daniel Lenharo says
Não se trata de Xiitismo.. se trata de um conceito, e manter este conceito coerente.
Quem quer ser do mundo Open Source apenas, não há problema..mais ser opensource não é fazer parte do Mundo do Software Livre.
Yuri Reis says
Vai rolar novamente em Florianópolis? No último fui e não me arrependi. A distribuição que estava usando na época era o ubuntu, mas recebi um cd com o Fedora lá e desde então não utilizei outra distro. De longe a melhor. 🙂
Yuri Reis says
Prefiro o Fedora que não contém Spywares.
Ramires says
Ubuntu ? Não obrigado.
Vou se OpenSuse mesmo.
Alex Costa says
Nós coordenadores do FLISOL no estado do Ceará vamos realizar o evento em 10 municípios. Ano passado tivemos um público superior a 5 mil pessoas. Este ano a tendência é continuar aumentando esse público. Não só vamos ter Ubuntu no FLISOL Ceará, como teremos palestras e debates sobre a importância do Ubuntu no mundo do Software Livre.
Saudações Livres !
Marcos says
isso ae Alex, Ubuntu nos recalque ehehe
Daniel Lenharo says
A importância no mundo do Open Source né?
Por que o Ubuntu deixou de seguir a filosofia do Software Livre há alguns ano já.
Alex Costa says
Ubuntu neles!
Daniel Lenharo says
Muito Bom
Edward Sampaio says
O Ubuntu é a porta de entrada para muitos no mundo Linux, apesar de não seguir a filosofia da comunidade de uma forma “radical” é a porta de entrada para muitos usuários. Sem o Ubuntu pode ter certeza que a quantidade de usuários e desenvolvedores iriam diminuir e muito…
Fernando Vieira says
Tiago, o problema é que ubuntu adotou uma forma de trabalhar e não respeitar os princípios de Software Livre, essa função da amazon é uma grande falta de respeito com os usuários, é a imitação de modo de trabalho da microsoft.
Gosto muito da distribuição, com certeza é uma das melhores em questão de experiência com o usuário, mas a forma como a cannonical tem trabalhado deixando de lado os princípios do software livre é que assusta, hoje ela bisbilhota pesquisas de seus usuários e amanhã o que ela fará?
Fernando Vieira says
Obs: saudades do papo de buteco ^^