Antes de mais nada, penso ser válido promover os resultados de alguns dos trabalhos realizados recentemente pela Comunidade Ubuntu Brasil, embasado nas atividades desenvolvidas no decorrer do ano.
Resultados da Comunidade Ubuntu Brasil em 2012
Como podem notar, neste ano tivemos uma presença muito forte em eventos, bem como a reativação de vários times regionais, hangouts e até uma edição nacional do Ubuntu Global Jam. Muitas coisas positivas aconteceram!
Por outro lado, existem falhas na Comunidade Ubuntu Brasil, assim como existe em qualquer grupo social. Por exemplo, hoje temos muitas pessoas disponíveis para ajudar mas poucas para organizar esse grupo de pessoas. É uma grande falha, pois certamente já perdemos colaboradores devido a falta de atenção imediata. Mas tendo em vista a quantia de atribuições que recaem sobre as pessoas que estão ativas, tenho absoluta certeza que cada uma tem feito da melhor forma que pode. O que estamos fazendo para mudar isso? Não literalmente, estamos tentando multiplicar líderes aqui no Brasil, para aí sim melhor aproveitar o potencial de mais e mais pessoas. E sim, temos também outras falhas, mas com toda certeza faremos o nosso melhor para corrigi-las, seja amanhã ou daqui seis meses.
Penso que todos temos muitas falhas para apontar em nossa comunidade. Assim como temos em relação ao ambiente profissional, familiar, escolar ou seja qual for. E isso é natural! No entanto, sabemos que a forma que a falha é apontada em qualquer um desses ambientes pode mudar completamente a maneira que ela será tratada pelos demais integrantes do grupo social. Ou seja, uma crítica construtiva certamente será melhor recebida do que uma simples reclamação sem fundamentos. Mais grave se tratando de uma comunidade que é composta por voluntários, pois passa a ser primordial o uso do bom senso.
Com fulcro nisso, aproveito também para me retratar em relação a falta de diplomacia envolvida na resolução de um conflito que decorreu junto ao time pernambucano e um dos seus ex-líderes. Mais importante do que errar é saber assumir o erro, pois só reconhecendo é que podemos evitá-lo.
Ademais, maganos existem por toda parte pessoal, então o que nos cabe é discernir as coisas e filtrar o que realmente é importante.
Leia também o post da Marta sobre o assunto
A Comunidade não pára! Como bem dizia nosso grande Gondim: vamos que vamos.
Aproveito a ocasião para desejar um próspero ano novo para todos 🙂 Que venha 2013 o/
Vinícius Vieira says
Excelente!
RudineiWeschenfelder says
Nesses dois anos que participo da Comunidade Ubuntu Brasil pude observar que muitas pessoas querem realmente ajudar, fazendo críticas construtivas, promovendo soluções para problemas, sugerindo ações e, literalmente “botando a mão na massa”.
Se estamos dentro da Comunidade Ubuntu Brasil, devemos lembrar que assumimos um compromisso assinando o Código de Conduta, http://www.ubuntu-br.org/codigodeconduta e ali estão as orientações de como devemos nos comportar dentro da comunidade.
Parafraseando o memorável André Gondim: vamos que vamos 😉
Hearthbreacker Makemefeel says
Só porquê Richard Stallman disse que o Ubuntu 12.10 é um Malware por ter a lente da Amazon pra espionar e enviar dados dos usuários, não quer dizer que vai abalar toda a comunidade…
Linux é isso mesmo: “Liberdade de Expressão”
Se a Cannonnical quer Privatizar o Ubuntu deixa ele, pois a Red Hat já viveu isso no passado e tomara que o Ubuntu continue gratuito e apenas os programas sejam de interesse do Usuário pagar ou não, más que não morra o software livre…
Alex Maximiano says
Aqui tem algo sobre como tirar esse Malware, deem uma olhada http://www.serprogramador.com/2012/12/resolvendo-o-problema-do-spyware-do.html