A versão 12.04 do Ubuntu, que será lançada em abril do próximo ano, contará com uma janela dos atalhos disponíveis para o Unity. Sendo assim, ao manter pressionada a tecla do Windows Super, será exibida uma tela que apresentará combinações de teclas que permitem acessar e navegar os recursos do Unity.
Para manter o estilo do Unity, a janela utilizará a mesma borda e transparência do alternador de janelas do Alt+Tab.
Lembrando que a alpha 1 do Ubuntu 12.04 é uma versão de testes e sua utilização não é recomendada em ambientes de produtividade.
Veja também as mudanças previstas para nova versão do sistema operacional.
Referências
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/12/unity-shortcut-overlay-coming-to-ubuntu-12-04/
E siga-me no Twitter: @tiagoscd!
Abraços,
Tiago Hillebrandt
Fernando says
Olá Tiago.. sabe me dizer se nessa versão do Ubuntu vai ter suporte para a placa de vídeo Intel Graphics 3000? Tenho um notebook da Acer que vem com essa placa (creio que a maioria dos notbooks também), mas o vídeo nem sempre funciona 100%.
Estou usando a versão 11.10 64bits.
Obrigado!
Tiago Hillebrandt says
Olá Fernando,
Em uma pesquisa rápida, li em diversos fóruns que o repositório do xorg-edgers tem um driver com esses problemas resolvidos.
Portanto:
sudo add-apt-repository ppa:xorg-edgers/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y –force-yes
No entanto, lembro que a atualização do driver de vídeo também pode acarretar em problemas, podendo comprometer a inicialização da interface gráfica em seu SO.
Além disso, há quem diga que a versão 12.04 terá suporte à “Sandy Bridge New Acceleration Architecture”, também chamada SNA, habilitada por padrão.
Abraços!
Julian Fernandes says
Só pra complementar a resposta do Tiago, o xorg-edgers vem com os drives SNA desativados por padrão.
Para ativa-los, use os comandos abaixo:
sudo add-apt-repository ppa:sarvatt/intel-sna
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade -y –force-yes
Lembrando que você PRECISA ter o xorg-edgers ativado. Pessoalmente eu tenho uma Intel HD 3000 de segunda geração (Sandy Bridge) e não tenho o que reclamar quanto a performance usando xorg-edgers + SNA.
Jogo Doom 3 (nativo), alguns jogos do chrome (com o novo cliente nativo) e alguns jogos via Wine sem problema algum. Também vejo vídeos em 1080p e faço uma ou outra edição de vídeos sem problemas.
Único problema que tenho é o Ubuntu não reconhecendo minha televisão quando conecto via HDMI, mas é só ir pro Unity 2D que vai tranquilo.
Se for jogar, para ter uma melhor performance também recomendo usar o Unity 2D nessas horas, afinal de contas o compiz pode ser bastante pesadinho as vezes.
Espero ter ajudado, abraços 😉
Fernando says
Thiago e Julian,
muito obrigado pelas dicas.. funcionou perfeitamente! O vídeo ficou bem melhor agora!
Julian Fernandes says
As ordens 😉
Brivaldo Junior says
Sei que é questão de gosto… mas o Ubuntu não está perdendo popularidade e adeptos por focar neste Unity? Não deveria usar o Gnome3 puro? O que vocês me dizem?
Tiago Hillebrandt says
Olá Brivaldo,
Ao meu ver, acho que a polêmica do lançamento do Unity já passou. Na 11.04, quando o Unity foi colocado goela abaixo, houve sim uma perda de popularidade. Creio ser normal, afinal quem gosta de mudanças repentinas? Mas agora, na 11.10, a Canonical provou que a interface é usável e funcional. Quem testou já comprovou, e quem não, deveria dar uma chance à interface.
Abraços
Rogerio says
Não, o Unity é de longe a melhor interface que já usei, enfim algo diferente, produtivo e inovador.