Hoje, dia 02/09/2010, foi disponibilizada a versão beta do novo Ubuntu, Maverick Meerkat, que será lançado oficialmente em outubro. Sendo assim, trago este post com as principais novidades do sistema operacional.
Com o design melhorado, pode-se ver um Ubuntu ainda mais usável e próximo da proposta estabelecida por Mark Shuttleworth, criador da distribuição: tornar o sistema operacional mais bonito que o Mac OS X.
Miniaplicativo Indicador de Som
O indicador de som agora permite avançar, voltar, pausar e reproduzir músicas no Rhythmbox, além de exibir informações sobre a música em execução no momento.
Central de Programas do Ubuntu
A Central de Programas, com novo visual, agora apresenta os aplicativos em destaque, assim como possibilita a compra de softwares. Acredita-se que essa possibilidade trará maior diversidade de programas para o sistema operacional, pois incentivará os fabricantes a desenvolverem para plataforma e venderem seus softwares na loja virtual.
Além das novidades já citadas, agora a Central de Programas também mantém um histórico das operações nela realizadas.
Outra melhoria implementada é a sugestão de add-ons para complementar as funcionalidades do pacote a ser instalado.
Novos Planos de Fundo
Nesta nova versão foram disponibilizados novos planos de fundos, ainda mais bonitos e elegantes que os da versão anterior.
Gerenciador de Fotos Shotwell
No Maverick, o gerenciador de fotos padrão passa a ser o Shotwell, substituindo seu antecessor, o F-Spot. Através dele é possível publicar fotos diretamente no Facebook, Flickr e Picasa, assim como atribuir etiquetas e vincular eventos a cada foto.
Gerenciador de Atualizações
O gerenciador de atualizações apresenta algumas melhorias em sua parte visual.
Ubuntu One
No Ubuntu One, um termo foi modificado, por questões de usabilidade. Além disso, agora o aplicativo trabalha sincronizado ao gerenciador de arquivos Nautilus, permitindo compartilhar outras pastas além da padrão, ~/Ubuntu One, inclusive através de uma opção no menu do botão direito do mouse.
Nautilus
Integrado ao Ubuntu One, o Nautilus teve poucas alterações em seu visual, assim como o Gerenciador de atualizações.
Gerenciador de Trabalhos de Impressão
O visual do gerenciador de trabalhos de impressão foi redesenhado, permitindo finalmente inclusive a exclusão de várias impressões ao mesmo tempo.
Reprodutor de Músicas Rhythmbox
Agora através do Rhythmbox é possível publicar, nas redes sociais, informações sobre a música que você está ouvindo.
MAC Cloning
Também é possível emular um endereço MAC para uma conexão de rede, através do gerenciador de redes.
Novo Instalador
Uma das principais mudanças nesse novo Ubuntu se dá no instalador do sistema operacional. Com visual muito mais agradável, o Ubiquity tornou-se muito mais simpático! As imagens a seguir foram retiradas do site Unixmen: http://bit.ly/9JlQbq.
Outras Novidades
Além de todas as novidades citadas anteriormente, esta versão vem acompanhada com o Kernel 2.6.35, assim como OpenOffice 3.2.1 e Firefox 3.6, esses já presentes no Ubuntu Lucid Lynx “10.04” LTS.
Pessoal, esta foi uma breve apresentação da nova versão do Ubuntu Linux. Quem deseja testá-la, pode baixar a imagem do sistema operacional pelo link:
http://www.ubuntu.com/testing/maverick/beta
Lembrando que a versão beta não é recomendada para utilização em ambientes produtivos.
E sigam-me no Twitter: @tiagoscd!
Até mais.
Márcio says
Show de bola….assim que sair a versão final com certeza estará na minha máquina.
josue says
Muito bom Tiago!
Tu escreve de um jeito facil de entender e animador pros novatos em linux.
Abracos.
Saulo says
Até pouco tempo atrás eu alterava meu gnome para parecer com o MacOS. A partir da versão 10.04 comecei a gostar tanto do tema atual que já prefiro a interface do gnome mesmo.
tonyfrasouza says
Até que em fim softwares pagos para Linux na Central de Programas.
Um cara em um post indagou sobre isto dizendo asneiras: “Agora o Linux está mesmo parecendo com Windows, pois pensei muito sobre o tal software Livre e por isto uso Linux”.
Meu Deus, software Livre e não grátis!!! Até quando vai haver gente que não sabe a diferença. É por isto que tem muito software que podia estar bem acima do seu potencial. Com esta iniciativa vamos ter softwares ainda melhores e qualidade e claro também teremos mais quantidades…. Estou com pressa agora e desculpe-me por alguns erros aí…
Heaven says
Passei um tempo com o mesmo wallpaper e tema do ubuntu até que finalmente criei coragem de mudar o wallpaper, esta muito agradável essa versão Ubuntu, entretanto aguardo ancioso a versão com o gnome-shell.
Guilherme Covolo says
sabe se tem suporte a soft raid no instalador ou continua na mesma?
abs
Orlando MadOrL says
E para o Kubuntu há atualizações consideradas?
Julio says
Poh!! Tiago
show pra caramba teu post sobre o Ubuntu. Para os veteranos do linux e para os iniciantes…
softwere livre é o FUTURO!!….
eduardo says
Haha muito bom mesmo!
Finalmente o Ubuntu está tendo sua identidade, e ela está sendo muito bem aceita.
gerola says
Parabéns Tiago!
Excelente apresentação!
Continue nos informando!
Abraço
Gerola
Jc Neto says
Realmente parece que o “bixo” vai ficar ainda melhor do que já é!
Carlos Felipe says
Legal, mas espero que melhorem o português também. Programadores são, em geral, péssimos em português, redação.
No jogo sudoku, por exemplo, há o nível “muito difíceis”.
Tão mais fácil e correto pôr dificílimo […]
No Ubuntu Tweak, janelas “gelatinozas” foi o fim da picada.
remotelink says
Gostei das alterações que fizeram o sistema evoluir. Mas como amante das versões LTS, por hora apenas acompanharei, sem migrar para a nova versão – já não tenho mais tanta paciência para dist-upgrade de 6 em 6 meses. O recurso de vincular os add-on aos programas na central de softwares foi muito inteligente, mas será possível, por exemplo no caso do Frefox, visualizar todas as milhares de extensões disponíveis? A Canonical vai gerenciar isso de que forma? Seria interessante ter uma ‘loja’ dentro da ‘loja’, tipo dentro da central de programas acessarmos a loja da Mozilla, Opera, Google, Adobe, nVidia e etc. Facilitaria muito a vida para o usuário iniciante, foco da distribuição.
Gabriel Xavier says
Adoro o visual do Ubundo. é o melhor!!
robertodesampa says
O Ubuntu a cada dia é mais surpreendente!
Sempre presente no meu pc, vou atualizando a cada nova versão e nunca me arrependí.
ocaruaru says
Execelente trabalho, parceiro. Parabens.
Marcelo says
Muito bom o artigo!
Foca says
O SO está muito bom, e bonito. Sou usuário médio, e notei uma considerável queda na produtividade da máquina com o Ubuntu 10.10. eu tenho um netbook. será que deve-se ao hardware, ou a incompatibilidade?. porém com o 10.04 o sistema funcionou melhor que qualquer windows.
De qualquer forma é um sistema incrivel e muito funcional.
Um bom trabalho.