A ferramenta de backup Deja Dup está confirmada na linha de aplicativos. Já o Mozilla Thunderbird tem sido muito cogitado para inclusão, porém dependerá do espaço disponível no CD, bem como da resolução de outros problemas até outubro.
Também foi cogitado um aplicativo para visualizar informações de hardware mais úteis ao usuário.
Já os aplicativos Editor de vídeo Pitivi e Mantenedor do sistema dizem adeus ao Ubuntu nessa versão. Esse último pois tem representado uma dor de cabeça para os usuários, que acabam executando a ferramenta e tendo danos no sistema por não conhecerem suas intenções. Foram esses “danos” que estiveram por trás de sua remoção.
Cogitada remoção do LibreOffice
Também foi muito discutida, por um longo tempo na sessão de aplicativos padrões na UDS, a remoção do LibreOffice no CD padrão.
Nenhuma decisão formal de remover a suíte foi tomada, sendo que os desenvolvedores observaram que a discussão aconteceu apenas porque ela estava na lista para debate, e não com a intenção de removê-lo em breve.
No entanto, segundo o site Web Up8, a permanência do aplicativo não está 100% garantida.
Referências
Tradução livre de parte do texto disponível em http://www.omgubuntu.co.uk/2011/05/app-changes-for-ubuntu-11-10-so-long-computer-janitor-hello-deja-dup/ (com modificações).
http://www.webupd8.org/2011/05/expected-changes-in-ubuntu-1110-oneiric.html
E siga-me no Twitter: @tiagoscd!
Grande abraço,
Tiago Hillebrandt
JoseRenan says
Nunca nem usei esses programas….
Luiz Fernando says
O Thunderbird, com o complemento Lightning, é muito melhor que o Evolution e deveria vir integrado ao Ubuntu e permitir a sincronização de contatos no Ubuntu One.
Se for para liberar espaço no CD, o LibreOffice pode ser removido e instalado posteriormente por quem desejar. Assim, o espaço que ficaria livre com a retirada da suíte de escritório poderia ser usado para acrescentar mais melhorias visuais no Unity que, na minha opinião, tem tudo para revolucionar o desktop linux.
Ricardo says
A remoção do ‘Mantenedor do sistema’ me agrada muito, desde que foi lançado a fazer parte do liveCD do Ubuntu, sempre procurei avisar aos novatos no sistema, pois esse programa remete a ua mania lá do windows, e que ñ tem necessidade no Linux, sem falar nos perigos que o seu uso representava, sempre excluindo pacotes, alguns dos quais de instalações, principalmente, de repositórios extras.
Tiago Soares says
Acho que já passou da hora de lançarem o Ubuntu em imagem de DVD. Tudo é motivo de espaço em CD agora. Até entendo a remoção do Mantenedor do Sistema e do Pitivi, mas do LibreOffice? Um aplicativo básico que todo mundo usa, é quase como se fosse remover um navegador. E é uma vantagem do Linux em relação ao Windows já vir com esse software instalado. Acho que tem softwares bem mais descartáveis do que o LibreOffice. E eu apoio a troca do Evolution para o Thunderbird.
Alax Ricard says
Eu concordo em colocar o Mozilla Thunderbird e retirar o Evolution, e deixar o Libreoffice mesmo porque tirar, já ao mantedor do sistema me agrada muito na remoção dele pk para quer deixar um programa k dar prejuizo em muita jente e ate em mim mesmo k perdir meu sistea por causa dele 5 vezes. E o Ubuntu já esta bom de virar DVD ao invez de ser CD porque é o melhor system do momento e vai ser para sempre então vamos colocar o Ubuntu já para DVD e tirar ele do CD já néh por ele ser o melhor Sistema Operacional e ter milhares de coisas k nuz ajuda.
Rui Carlos de Souza says
Oi bom dia todos !
Ubuntu já esta bom de virar DVD ao invez de ser CD porque é o melhor…
O que bom não se indaga…he,he…
Abraços a todos… do tamanho do Rio Grande do Sul…
Hugo Bastos Lima Verde says
Não era muito necessária tamanho debate, basta verificar o uso do aplicativo enviados para a canonical pelos canais de software, pois nas ultimas versões no aplicativo canais de software há uma aba estatistica, que exatamente colhe de forma anonima estas informações cruzava isso com os beneficios ou não que o aplicativo trouxe para o sistema como o todo e não era necessário um debate tão acalourado.
Carlos Felipe says
É por isso que eu uso Linux Mint, sem frescura de não ultrapassar os 700mb, completo, inovador sem reinventar a roda.
Xerxes Lins says
Não me importo sem tem tal e tal aplicativo, o que eu quero é que os aplicativos funcionem e sejam estáveis. Unity é bonito, mas é bugado. Por exemplo, tente usat o aplicativo GVIM com Unity e perceberá que os menus não funcionarão no menu global, é preciso sair do Unity e usar gnome clássico para ter GVIM funcionando. Isso foi só um exemplo. Gosto muito do Ubuntu, é revolucionário e tal, mas o que eu quero dizer é que é mais importante a estabilidade do que ficar discutindo quais e quais aplicativos vão entrar.
ovigia says
boas,
não creio que faça qq sentido remover o libreoffice do cd, existem por lá coisas que poderiam e deveriam desaparecer como todas as aplicações ligadas ao ms-novell-mono ainda por cima qd existem substitutos de melhor qualidade como o gnote etc
como alguns já referiram não percebo a pancada do cd por parte da canonical, qdo será que chegam ao dvd? ainda por cima qd grande parte das pessoas agora usam uma pen usb para fazer as instalações e usar como livecd.
Liberalino Maia says
Não se deve esquecer que algumas pessoas que não possuem gravador de DVD, nem tampouco uma conexão veloz com a Internet. Portanto, acho que a decisão de manter a distribuição dentro dos 700 MB é a melhor. Além disso, uma versão em DVD com todos os pacotes de idioma e outros extras já está disponível há vários anos.
Lauro says
Olha Tiago, que eu havia lido não era que estariam cogitando a remoção do LibreOffice, mas de alguns dos aplicativos que o compõem, como Draw e Math… O que liberaria espaço não desprezível. Ou quantas vezes alguém aqui usou o Draw e o Math? É como o Base, que já não vem mais instalado por padrão, mas pode ser facilmente localizado nos repositórios.
Lisangelo says
Tambem acho que a melhor opcao seria manter o LibreOffice, apenas um pouco mais enxuto.
Lisangelo says
Quanto a questao Evolution/Thunderbird a unica razao por que ainda uso o primeiro é o servico nativo de avisos. Gosto mais da interface do Thunder mas preciso dos alarmes sem que o Thunder precise estar aberto. Se alguem souber de uma extensao ou app que faca isso, por favor me avise.
Maico says
Eu uso o MinimizeToTray para fazer isso. O usava no Windows e em Linux também.
https://addons.mozilla.org/pt-br/thunderbird/addon/minimizetotray/
Espero que lhe seja útil.
Guilherme Mac says
Não vejo sentido em retirar o LibreOffice, até seria um desfavor a todos. Pacote de escritório é essencial a qualquer pessoa, ainda mais no uso corporativo, segmento de mercado que a Canonical quer se infiltrar. Então nem mesmo o Math poderia ser cogitado em retirar.
Do jeito que vão as coisas, talvez seria bom em cogitar em uma versão da ISO com 1GB. Seria muito melhor do que mutilar funcionalidades.
millemiglia says
Acho que o LibreOffice deve ser mantido mais enxuto (Calc, Impress, Writer) mas quanto aos clientes de e-mail acho-os totalmente desnecessários. Nunca usei o Evolution (na verdade eu o desinstalo assim que termino a instalação de uma nova versão do Ubuntu) e não usarei o Thunderbird também. Minha conta de e-mail é no Gmail e mesmo a minha conta de e-mail do provedor é acessada através de webmail, ou seja, clientes de e-mail são totalmente desnecessários.
Fred Banionis says
Mas se tirarem o Libreoffice, quem entrará no lugar?
Quanto ao Thunderbird, prefiro ele ao evolution, desde que seja tão bem integrado quanto está o evolution hoje.
Marcelo Henrique says
Prefiro o thunderbird, se ele vier integrado vai ser uma maravilha.
O mantenedor do sistema nem uso, podiam colocar o ubuntu-tweak que é bem melhor =D
O libreoffice não vai ser muito bem visto…
Valeu ai pela dica do minimizetotray =)
italo aparecido lopes says
eu já usei essa ferramenta, e tive muita dor de cabeça, por causa dela perdi meu HD novinho, porque ele tinha excluído meu sistema raiz do linux. resultado, novo HD rodando a nova versão 11.10! não aconselho quem estiver usando linux, ferramenta desnecessária.