A Ubuntu Developer Summit (UDS-P) terminou na última sexta, dia 04/11, e aqui você encontra algumas das possíveis novidades da nova versão do sistema operacional que foram idealizadas no evento.
A partir desta versão, quando você acessar a página Ubuntu.com e clicar em baixar, a imagem 64 bits será selecionada automaticamente. No entanto, as imagens da versão 32 bits certamente permanecerão disponíveis para download.
A versão 64 bits só não foi aderida anteriormente devido a falta de suporte multi-arquitetura, que agora já não é mais um empecilho.
Imagens ISO de 750MB
O Ubuntu “12.04” Precise Pangolin terá sua imagem ISO com tamanho de 750MB, ou seja, não caberá mais em um CD. Sendo assim, será necessária a utilização de dispositivos USB ou de um DVD para gravá-la. A razão de ser disponibilizado apenas 50MB a mais é ter a certeza de que não serão adicionadas muitas coisas só porque há espaço disponível para tal.
Unity Greeter
No 12.04, o LightDM usará o papel de parede definido pelo usuário, bem como outras informações poderão ser expostas na tela, como por exemplo o indicador de mensagens. Além disso, a tela de boas-vindas também será usada como bloqueio de tela.
Central de Programas do Ubuntu
O primeiro objetivo é diminuir o tempo de inicialização da Central de Programas de 11,2s para 2s. Também será incluída uma opção para adicionar um ícone dos novos aplicativos instalados automaticamente no lançador. Além disso, algumas funções como reinstalação e atualização de pacotes serão disponibilizadas.
Outras melhorias previstas são a inclusão de novas categorias, tais como e-books e indicadores, vídeos, nova interface para tela de ajuda e suporte para plug-ins.
Unity
No Ubuntu 12.04, o Unity deverá ter melhor integração com outros aplicativos, bem como a sobreposição de barras de rolagem deverá ser portada para o xul (Firefox, Thunderbird), vcl (LibreOffice), swing (Java) e nux. Já o porte para o Qt está em progresso e não há novidades sobre os outros, por enquanto.
Prévia do Wayland
Nessa versão deverá ser disponibilizada uma prévia do Wayland, no entanto isso não estará na lista de prioridades dos desenvolvedores, pois será necessário escrever um compositor para ele, bem como patches para suportá-lo no LightDM e para utilização de proteção e bloqueio de tela, PolicyKit, entre outros.
Aplicativos padrão
Dentre as previsões de mudanças de aplicativos padrão, está a substituição do reprodutor de mídias Banshee pelo já conhecido Rhythmbox. Além disso, essa versão deverá ser livre do Mono, pois os aplicativos Tomboy e Gbrainy não estarão instalados na imagem final.
Já o Vinagre, o tsclient e o rdesktop provavelmente serão substituídos pelo Remmina e FreeRDP, pois esses últimos têm suporte a mais protocolos. O Reminna é uma interface gráfica para o FreeRDP.
No Lubuntu, o LightDM deverá ser disponibilizado já na versão alpha 1. Além disso, será incluída a Central de Programas do Lubuntu, porém o Synaptic ainda será mantido. No 12.04, o visualizador de imagens padrão será o Viewnior.
No Kubuntu, o LightDM substituirá o KDM e haverá um belo tema Plasma para o gerenciador. Um pacote que reduz aproximadamente 32% do consumo de memória será padrão. Por fim, o Kopete será substituído pelo KDE-Telepathy.
Referências
http://www.webupd8.org/2011/11/expected-changes-in-ubuntu-1204-precise.html
E siga-me no Twitter: @tiagoscd!
Grande abraço,
Tiago Hillebrandt
Michael xGrind says
E quanto ao Xubuntu? Nenhuma novidade por enquanto? 😀
Tiago Hillebrandt says
O site WebUpd8 não localizou a sessão do Xubuntu na UDS, portanto não há informações dele por enquanto.
Abraços
Leandro Lopes says
Que venha o 12.04. Fico feliz pelo RythimyBox, gosto muito dele. Uso Banshee, porque incialmente prefiro usar os aplicativos default para ver se é do meu gosto.
lekegf says
Eu também tentei o Banshee, mas após algum tempo coloquei o Rhytmbox. So better (MO).
Espero que a Canonical improve o Rhytmbox para o lançamento de sua nova versão.
Fernando says
É lamentável a Canonical “empurrar” o Unity, fica difícil entre migrar para o “diferente” Gnome 3 ou para o “esquisito” KDE.
Até lá meu 10.04 tem muito chão pra rodar…
Glauco says
Testa o Unity por um tempo, ele é muito bom, rapidinho se acostuma e se torna mais produtivo que antes.
No inicio também achei ruim, mas logo entendi a sua “filosofia”.
Varga says
Eu usei o Gnome 3 no 11.04 e gostei. Neste 11.10 resolvi manter o Unity e gostei mais ainda. Faça um teste de 1 semana e verás que tenho razão.
Lucas Popenke says
Amigo, o KDE está do jeito que é fazem anos…
Quem mudou foi o GNOME e quem chegou foi o Unity. Pra que quiser ainda tem projetos à lá KDE Trinity pro GNOME2 e etc…
gleyson atanazio says
E assim ficamos cada dia mais anciosos para o seu lançamento
Fred Chevitarese says
Algumas mudanças são bem interessantes, mas porque irão voltar a disponibilizar como padrão o Rhythmbox ao invés do Banshee?
Ambos são players muito bons, mas acho o Banshee melhor. Isto é apenas minha opinião. Quanto ao Unity, eu não gostei.
Quando instalo versões mais novas do Ubuntu, eu sempre entro com o Classic 😉
O aperfeiçoamento da central de programas também é um grande avanço. Estou ansioso para ver ela abrir mais rápido pois realmente demora um pouco para abrir.
No mais, estou muito satisfeito com as versões antigas e as novas do Ubuntu… Apesar de não poder utilizar 100% do tempo, como no trabalho ou em casa (quanto quero jogar :P) eu utilizo na maior parte do tempo…
Parabéns pelo blog 😉
Kinrpg says
Eu gosto do Totem =D
O que sera que vira como player padrão no lugar dele? MPlayer?
Magno Tavares says
Que bom ler alguma coisa sobre o Kubuntu, mesmo sendo tão pouco. A Canonical foca tanto no Ubuntu, que se esquece das outras versões.
Eu gostaria muito que eles colocassem a Central de Programas e o Ubuntu One na imagem do Kubunu, mas vão colocar a Central de Programas no Lubuntu não deve demorar a chegar no Kubuntu também (eu espero 🙂 ).
lekegf says
Também acho, deviam fazer versões mais homogêneas. A inclusão do LighDM no Kubuntu já é um começo.
Luiz says
O bom de tudo isso é que a cada nova versão o Ubuntu vai ficando melhor, mais fácil de usá-lo, além do belo visual e, principalmente, da segurança e da estabilidade. Vamos aguardar pela chegada do Ubuntu “12.04″ Precise Pangolin.
Davi says
Nossa! cara o Ubuntu já é incrível, e agora está melhor ainda!!!
Wendel Silva says
Cara eu acho que muitas melhorias ainda estão por vir, lembra-se qdo foi lançada a barra de menus lateral que muita gente reclamou no início, porém agora acho muito difícil viver sem ela. Creio que a integração com o Unity deve ser melhorada gradativamente… vamos aguardar!!!
Toso says
Estou já ancioso para o lançamento desta versão
Ghostms says
Bem não gostei do unity tb, até tentei usar mais ficou travando demais essa versão do ubuntu nas minhas maquinas, ai testei o linux mint 11 , achei legalzinho fui testar o kubuntu 11.10 gostei um pouco também mais como tenho algumas depências tenho que usar o gnome 2 ainda. Assim o jeito foi voltar para o meu Ubuntu LTS 10.04.3 🙂
Allysson Harry says
Poisé, geralmente as versões “LTS”, são as mais estáveis e as mais confiáveis não falando da segurança porque todos são, mas sim dos bugs em geral… a unity e inovação mesmo mas ainda está muito pesada : (
Rogerio says
Viva Ubuntu MonoLess!!!!
Viva o Unity, isso sim é inovação em termos de interface.
Allan Ramirez says
Espero ancioso o ubuntu 12.04, gosto muito desse S.O
Edilson Chã do pilar-Alagoas says
Seria muito bom que o novo ubuntu seja mais pratico para se estalar progamas. Ele demora muito para baixa e estala progamas,se a internet for lenta vira uma eternidade
Não conseguie baixa a versão 11.10 tentei umas 3 veses nõa deu certo!!! Tem ums progamas que os Radioamadores usa como o (Laudtalks) e( echolink) para fala com o mundo inteiro. esse progama é feito para windows. no ubunto não é facio de estalar e usar,o echolink fuciona com muita falha.São Milhões de Radioamadores que usa esse progamas por sinal tambem Sou Radioamador,tenho esperansa de um dia estalar o echolink e usa como todos usa no windows.
Tambem o navegador Ferifox devia -se atualisa para as vesões mais nova.9.1 e 10 etc…
Espero que nessa versão 12.04 seja facio de baixa o ubuntu sem precisar de muita coisa para grava em CD/DVD
Outra coisa que já ia esquessendo..!O Navegador do ubuntu não consegue abrir varias aba com o mesmo navegado,temos que que pegar o ferifox em outro lugar para abrir outra pagina,muito ruim!!!
Quando tudo isso for corrigido vai ficar muito bom!!!
Fico na espera de melhoras.
Tayllus Mac White says
muito bom o ubuntu, imagine a versao 12.04. Estou ancioso pela chegada, inclusive pela melhora do unity. Creio que o ubuntu deve melhorar o unity agradando a todos, sem isso acho impossivel a concorrencia com o Mac Os X Lion e o Windows 8 e agora com o Google Chrome Os crescendo. Muitos vao se animar com essa nova versao, so acho que o ubuntu deveria ser melhorado na hora de instalar os applicativos…
Wguedes67 says
olha no ubuntu só não gostei desse tal de compiz fica do lado, a versão antigamente era melhor mas falando em linux ubuntu é um dos linux melhores.
Allysson Harry says
Lembrando que já está disponível a versão BETA, se bem que é mais fácil esperar a versão final já que está perto mesmo : )
Leonidas Lima says
espero que eles resolvam os drivers da placa sem fio 525 dlink,muito dificil de instalar e improvavel,se nao for compilado,é eu nao sei nem pra onde piso e ja tem dois anos que uso o ubuntu,e so agora cortaram os drivers dele.
Luis Fessel says
Alguém saberia dizer como atualizar uma instalação por um disco criado pelo remastersys?
luis_fessel@yahoo.com.br
Souzabolivar says
Eu acho que deveriam dar mais atenção para os bugs do bootloader e sistemas de recuperação.