Para iniciarmos o procedimento para possibilitar a utilização do Natty, com Unity, através do VirtualBox, primeiramente é necessária a instalação da nova versão estável do programa, 4.0, que pode ser efetuada com as instruções contidas neste link.
Após instalar a nova versão do aplicativo, vamos para configuração da máquina virtual. Depois de instalar o Natty na MV, desligue-o e, na listagem de máquinas virtuais, vá em Configurações > Monitor e habilite a opção Habilitar Aceleração 3D.
Agora, inicialize a máquina virtual com o sistema operacional e, na janela em que o Natty está em execução, clique em Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidado…. Será necessário baixar uma imagem de aproximadamente 35 MB. Após efetuar o download, ao entrar no sistema, note que ele será carregado com a interface agora chamada de clássica. Vá no menu Aplicativos > Acessórios > Terminal como root e digite os seguintes comandos:
mount /dev/sr0 /mnt /mnt/VBoxLinuxAdditions.run
Agora, basta reiniciar a máquina virtual e logar para usar o Unity.
No meu caso, ao entrar pela primeira vez no Unity o sistema perguntou se desejo recarregar o relógio, o painel, entre outros, porém, caso aconteça, sempre escolha a opção Não recarregar.
Testei esta dica usando o Ubuntu Maverick “10.10” 64 bits e funcionou perfeitamente!
Nota: O Ubuntu Natty Narwhal “11.04″ ainda está em versão de testes (alpha 1), portanto sua utilização não é recomendada para ambientes de produtividade.
Referências
http://www.webupd8.org/2010/12/how-to-test-ubuntu-1104-with-unity-in.html
E siga-me no Twitter: @tiagoscd!
Grande abraço,
Tiago Hillebrandt
Márcio says
Funcionou corretamente o natty no virtual com essa dica.
Obrigado pela dica
Bruno Gothic says
Realmente! Ótima Dica!
rogerio machado says
Ou seja, instale o novíssimo Ubuntu no seu Virtualbox executando os mesmos procedimentos para instalar qualquer outra distro.
Guilherme Mac says
Na minha configuração (GeForceFX5200, 512MB de RAM, Sempron 1,6GHz) o Unity nem funcionou. Tudo ficou extremamente lendo a ponto de nada funcionar.
Pelo visto só vou poder usar o próximo Ubuntu com um computador novo.
tiagohillebrandt says
Olá Guilherme,
Não se preocupe, ele não será tão pesado. Acredito que o fato de seu computador ter apenas 512MB de RAM é crucial para execução em ambientes virtualizados. Além do mais, atualmente os efeitos de área de trabalho do Unity são através do mutter, e não tem uma opção (ao menos desconheço) para desativá-los. Acredito que ao migrarem para o compiz teremos esta opção, o que certamente utilizará menos recursos do seu hardware e lhe trará uma experiência mais agradável.
Abraços!
Du says
“Ou seja, instale o novíssimo Ubuntu no seu Virtualbox executando os mesmos procedimentos para instalar qualquer outra distro.”
Vinicius says
Não se esqueça dos Adicionais pra Convidado… são essenciais… sem falar que a porra do mutter é um lixo mesmo… não vejo a hora do unity+compiz estiver rodando 100%
Anderson Silva says
@Guilherme – não custa perguntar… está com o driver instalado? Lembro que com uma placa inferior a essa, eu conseguia jogar alguns jogos “for Windows” e Linux tranquilo…
Lucas says
Legala dica, valeu
Joseph says
Bela dica funcionou perfeitamente salvou o dia