Antes de fazer a leitura deste post, recomendo a prévia leitura desta publicação: GNOME 2 clássico no lugar do Unity: verdade ou não?
Quando a Canonical anunciou que o Ubuntu 11.04 viria com o Unity por padrão, ao invés do GNOME 3 ou do clássico GNOME 2, muitos usuários ficaram preocupados com essa migração, pois o Ubuntu Netbook, que já usou o Unity em sua versão 10.10, não estava em sua melhor forma.
Agora, depois do lançamento do primeiro beta, o novo ambiente de área de trabalho continua apresentando problemas de lentidão e quebra de regiões. Com isso, ao que tudo indica, a Canonical tornará o já conhecido ambiente clássico, GNOME 2, padrão na versão ao invés do Unity, conforme as notas da Reunião do Conselho Técnico realizada hoje.
O lançamento do Ubuntu 11.04 está previsto para o final deste mês, o que poderia ser uma mudança perigosa tendo em vista que resultará em uma experiência totalmente diferente ao usuário.
Agora é esperar pra ver!
Atualização
De acordo com o comentário publicado por Mark Shuttleworth no Launchpad, o Unity teve grandes avanços, mas ainda não está perfeito. Sendo assim, o novo ambiente gráfico será poderá ser padrão somente na versão 11.10 do sistema operacional.
Atualização 2
Após receber um e-mail de uma fonte segura, fui informado de quê a alteração ainda não está concreta, portanto o Unity não está totalmente descartado como ambiente de área de trabalho padrão nesta versão.
Referências
http://www.phoronix.com/scan.php?page=news_item&px=OTMwMg
http://www.omgubuntu.co.uk/?p=12299
E siga-me no Twitter: @tiagoscd!
Grande abraço,
Tiago Hillebrandt
eu says
foram desafiar o gnome team e agora teem dificuldades
isso que chamo de estrategia errada
Junin says
Meu Deus !
Até quando vou ter que ouvir essa asneiras.
Unity funciona SOBRE O GNOME !!!!!
Não é possível que ninguém entendeu isso.
onofre says
Ocê carmo???….
Anacleto Jr says
Pois é, anunciaram aos quatro ventos que seria Unity e agora não deu certo. Uma pena, pois acho que seria um bom diferencial para a nova versão.
Julio Cesar Correa says
Vamos aguardar as mudanças então!
Jafé Ribeiro says
Vejo uma ótima decisão da Canonical. Se não está bom o suficiente, é melhor esperar mesmo e permanecer com um ambiente maduro. Se ela decidisse pelo Gnome3, também não seria uma sábia decisão, lembrando dos tempos iniciais do KDE4. O trabalho realizado no Unity foi bom e com mais 6 meses, acredito que teremos qualidade. Até lá teremos um Gnome3 também mais confortável. No fim, as mudanças que pareciam bruscas, levarão o tempo necessário para a digestão. Ponto para a Canonical.
Allan Robs says
desição certa ou errada não nos cabe disser e sim ter um bom Os pra uarmos, se for com gnome 2, 3 ou 50, quantos usuarios Win dicaram com aquele nabegador de merda por mais de 10 anos, aff ou ainda pior, vi isso ontem, um pc com I3 com 4 gb ddr3 com xp. gosto é gosto,
porem as mudanças são bem vindas sempre, se não der com um mude pra outro se nao der certo tambem, faça como nossos amigos que usam win 98 até hj, aff
Eduardo says
Fiz um test drive no Gnome 3 usando o Live do Fedora 15 alpha, houveram alguns crashs, porêm no mais eu achei confortável o Gnome 3, os aplicativos maximizados estão com bastante foco, tirando as possíveis distrações, mas é um paradigma bem diferente, e irá causar impactos, como gosto de novidades, eu pretendo usar.
Leonardo Carneiro says
Desculpa Tiago, tenho que discordar.
O comentário dele implica que o bug em questão que estava sendo discutido talvez não devesse ter um nível de prioridade tão alto por que, em último caso, o usuário tem o Gnome Classic para usar, coisa que não irá ter no Oneiric.
Realmente comentou também que o Unity ainda não está perfeito, mas não vejo isso como uma afirmação de que ele não será o ambiente padrão.
Furusho says
Pessoal,
Instalei o Ubuntu 11.04 e em seguida o Gnome 3.
O Gnome 3 no Ubuntu 11.04 ficou excelente!
Está simplesmente fantástico.
Abraços,
furusho()openoffice.org
Carlos Pacheco says
HA! Com o lançamento do Gnome 3, viram que o Unity ainda não é a GUI ideal? Sei lá, mas se ficarem mesmo no Gnome 2.32 posso imaginar como vai ser a distro 11.10 (com Gnome 3 lógico).
Esdras Andrade says
Ainda acho que a história do Unity foi um blefe da canonical, afim de fazer suas imposições ao Gnome Team. Afinal de contas, o Gnome só é o que é graças ao Ubuntu.
Roger Cesar says
Ponto para nós usuários. Seja como for, sei que teremos um desktop estável e agradável e é isso que importa. O Gnome 3 só foi lançado quando estava utilizável e com pouquíssimos bugs, assim será o Unity.Inovação é bom, mas quando ela realmente está pronta para ser usada, não quero perder fluxo de trabalho porque uso algo inovador, porém não-terminado. No fim das contas, o que importa mesmo é a Estabilidade, pelo menos para mim. Usarei o Unity e/ou Gnome 3 quando isso for realmente possível. Até deixo meu Gnome 2, rodando em meu PC doméstico. Abraços.
Arllen Alves says
O unity nada mais é do que um monte de extensões do compiz modificadas unidas à alguns componentes do Gnome clássico TAMBÉM modificados. No fim das contas, o Unity É O GNOME, porém com algumas modificações e umas extensões. Infelizmente o compiz não roda em qualquer adaptador gráfico dependendo das configurações que sejam utilizadas. O Ubuntu é conhecido por ser pesado e instável (salvo as versões LTS).
Agora imaginem o cenário: Um monte de extensões do COMPIZ modificadas + parte do código do GNOME modificado = Efeitos e Recursos adquiridos através dos patches da Canonical rodando sobre um sistema já pesado por natureza.
Críticas? Pode ser, mas estou falando a realidade.
Mas, estou ansioso para ver a versão final. Quero ver o Unity rodando bem, fazendo sucesso e revolucionando como já é de costume.
sandrosfc says
Blz!! Assim dá mais tempo p/ ajustarem,corrigirem bugs etc!
Testei o 11.04(beta1) e o Gnome 3 no Fedora 15 alpha e ambos(Unity e Gnome 3)estão meio cru,o Gnome 3 mudou muita coisa,falta aperfeiçoar…
Enfim,até lá,Unity e Gnome 3 estarão bem maduros 🙂
Toni Rocha says
Sempre achei arriscado lançar o Unity assim, com a cara e a coragem. Dos males o menor…
Lucas Anselmo Araujo says
Podem parar com a especulação: essa notícia não procede e as citações estão fora de contexto. O que será “abandonado” na versão 11.04 será o Unity-2D, ficando o Gnome como alternativa padrão ao Unity-3D quando não for detectado hardware capaz (no caso, uma placa de vídeo 3D). Mas o Unity está mais que confirmado para o Ubuntu 11.04!
Tiago Hillebrandt says
Olá Lucas,
Não acho que a referência não proceda, tendo em vista que a notícia foi levantada por um site tradicional em divulgar notícias confiáveis. Lembrando que, de acordo com o texto, foi divulgada apenas a hipótese de quê o sistema operacional venha com o ambiente de trabalho GNOME 2 clássico por padrão, bem como a discutibilidade do assunto na reunião do Conselho Técnico. Logo, se existe a discussão, crê-se que existe a possibilidade. Portanto poderá ser, ou não, o ambiente de área de trabalho padrão ao invés do Unity.
Abraços
Renato Monteiro says
Sinceramente, gostei tanto do Unity que, se não vier por padrão, eu o colocarei depois como minha interface padrão…
Estou usando em um notebook Dell 110L e não encontro nenhuma lentidão.
Ubuntu Users Fan Boy says
Gostaria que o Ubuntu permanecesse com o GNOME 2, correndo ate o risco de eu nem atualizar para o 11.04. Vou testar o Unity, mas provavelmente vou continuar a usar o 10.10 ou instalar o GNOME 2 no 11.04 🙂
zer0 says
Eu dei uma olhada nos dois ambientes, Unity e Gnome3, eu achei a idéia do Gnome3, assim como o acabamento do software em si, melhor. Como alguém já postou aqui, o Unity é algo, rando em cima de algo (compiz), rodando em cima de algo que está para ser descontinuado (gnome 2).
A não ser que a idéia da Canonical, e talvez seja isso que preucupe o Gnome Team, seja abrir um fork do gnome2.
Bem, no mais, instalem o wmii e sejam feliz, ou não =D
João Leme says
Gostei muito do que vi até agora do Gnome 3, mas o Unity sinceramente não me cativou. Penso que a Canonical podia dar uma chance ao novo Gnome 3 e lançar o Unity quando realmente estiver pronto e como uma opção na instalação do SO. Eu acho o Unity uma gambiarra bonitinha, não me convence mesmo!
Gustavo says
Gosto de inovação. Sou a favor da mudança do Gnome para o Unity. No entanto, não dá pra ter algo incompleto, imperfeito. Sendo assim, espero pacientemente por uma versão estável e veloz do Unity. Gostaria, como o nosso amigo João mencionou, que adotassem para a 11.04 o Gnome 3 que até então está uma maravilha.
Matheus (HordSama) says
Já que não está 100% então não acho bacana lançar mesmo… E o Gnome já é bem conhecido da galera… Não acho que vá ser um problema!
Não sou especialista sobre questões que envolvem o SO, mas torço sempre por inovações e pelo desenvolvimento do Ubuntu!
Abraços!
bill says
agora já saiu e tá uma porcaria esse tal de unity.. testei gnome3 e unity..
com certeza preferi o gnome3