Se você usa a versão Maverick Meerkat “10.10” do Ubuntu, siga este outro tutorial.
Quem instalou o novo Ubuntu, Lucid Lynx, reparou que a nova versão não vêm com a máquina virtual Java, da Sun/Oracle, disponível em seus repositórios nativos – como acontecia nas versões anteriores.
Portanto, para auxiliar na instalação, criei este simples tutorial.
Para quem não sabe, a Canonical moveu a JVM da Sun/Oracle para os repositórios partner, que é o repositório de parceiros da empresa.
Sendo assim, para instalá-lo precisamos efetuar os seguintes procedimentos:
1. Acesse o menu Sistema > Administração > Canais de software;
2. Na janela que abrir, clique na aba Outro software;
3. Habilite os repositórios http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner e http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner (Código Fonte);
4. Clique no botão Fechar;
5. No aviso de que A informação sobre programas disponíveis está desatualizada, clique em Recarregar;
6. Após recarregar, acesse o menu Aplicativos > Central de Programas do Ubuntu;
7. No campo de busca, digite sun-java6;
8. Instale os seguintes programas:
a) Sun Java (TM) Runtime Environment (JRE) 6 (architecture dependent files);
b) Sun Java (TM) Runtime Environment (JRE) 6 (architecture independent files);
c) Plug-in Sun Java 6.0.
9. Reinicie o seu navegador.
Pronto, o Sun/Oracle Java JRE (sun-java6-jre) e Sun/Oracle Java Plug-in (sun-java6-plugin) já estarão instalados e configurados em seu computador!
Para testar se a máquina virtual foi instalada corretamente, clique aqui.
E sigam-me no Twitter: @tiagoscd!
Grande abraço,
Tiago Hillebrandt
Patrick Kaminski says
Opa,
ainda não instalei o Lucid, mas valeu pela dica.
E continue atualizando o blog 😉
Abraço
Patrick
Marcelo says
Por que não usar o openjdk? Ele funciona da mesma maneira que o sun jdk não?
Rodo várias aplicações com o openjdk incluindo o eclipse e tudo funciona tranquilo.
Inclusive o plugin openjdk para os navegadores.
[]’s,
Marcelo
Helder says
Concordo com o Marcelo, porque não usar o OpenJDK?
Ele funciona perfeitamente. Eu uso o Netbeans e tudo funciona normal.
Leonardo says
O problema é quanto você precisa instalar algum software que tenha como dependência o pacote sun-java6 por exemplo. Tendo o OpenJDK instalado não resolve!
Abraços,
Ricardo Franzen says
Muito legal a dica… por coincidência, hoje mesmo que percebi que o Java havia sido removido quando atualizei para o Lucid..
Parabéns pelo blog…
Guilherme Mac says
OpenJDK fica estranho em muitos aplicativos, com menus de tamanhos desproporcionais e até agindo de maneira que não deveria, como no caso do Mercury, que o popup de alertas (pessoas online e outros) ficam atrás da tela e não “sempre no topo” como deveria.
O repositório de parceiros deveria sempre ficar ativado, vindo por padrão, para facilitar a vida das pessoas que não estão acostumadas com esses conceitos.
Bruno Fantin says
Marcelo e Helder, discordo com vocês, sempre tive problemas com o OpenJDK. Por exemplo, o driver JDBC para Oracle dar erro com ele.
Sem falar que a JVM da Sun é muito mais otimizada e por conseqüência, mais rápida.
IvanSampa says
Não estava conseguindo instalar o Imposto de Renda 2010 (IRPF) sem a máquina Java, e com sua dica a instalação foi muito fácil. Para quem precisa rodar o programa é só digitar no terminal sudo apt-get install sun-java-jre.
Obrigado pela dica :):)
Cleiton says
Galera, pra que usar o OpenJDK se o Java da Sun já e opensource????
Cristiano says
Vou esperar sair a versão final para atualizar aqui, mesmo assim valeu pela dica!
Rafael Oliveira says
Um adendo à questão da utilização, ou não, do OpenJDK: o seu plugin não funciona no navegador Chromium, ao contrário do plugin do JRE.
Marcelo says
Essa é a beleza do software livre.
Cada um usa aquele que mais lhe agrada..
Se um dia for brincar com jdbc eu vou me lembrar que pode ser que ele não funcione com o openjdk.
Rafael A. de Almeida says
No “Central de programas do Ubuntu” é bem fácil de instalar.
André Gondim says
Mas isso não funciona para o imposto de renda, que precisa do sun-java5 ou 6-jre, por isso que eu botei um repositório para esse caso no meu blog.
Abração!! 😉
Tiago Hillebrandt says
Olá,
Na verdade funciona, pois inclusive alguns colegas declararam o IR usando o java dessa dica e o mesmo executou normalmente.
Habilitando o partner, ele instala o sun-java6-jre, sun-java6-bin e sun-java6-plugin, além das demais dependências.
Abraços,
Tiago =)
Caligari says
Na versão final os pacotes do Java da Sun não estão mais no repositório partner…
Alguém sabe se estão disponíveis em outro repositório?
Ou a Canonical quer nos forçar a usar o OpenJDK?
Philipe says
Tente instalar o pacote icedtea6-plugin. O site http://www.javatester.org/version.html reconhece como “Java version: 1.6.0_18 from Sun Microsystems Inc.”.
Tiago Hillebrandt says
Caro Caligari,
Caso tenha migrado para o Lucid Lynx através do dist-upgrade, note que o repositório partner, dentro do sources.list, ainda está vinculado ao Karmic Koala.
Para resolver, basta pressionar Alt+F2, digitar o comando abaixo e clicar em Executar:
gksu gedit /etc/apt/sources.list
No arquivo que abrir, localize as linhas abaixo:
deb http://archive.canonical.com/ubuntu karmic partner
deb-src http://archive.canonical.com/ubuntu karmic partner
E substitua a palavra karmic por lucid.
Espero ter ajudado!
Abraços.
Fabio says
OLa ,,
O problema com as senhas no log in , na mudança para usuaio SU e com java continuam , alem disso de vez em quando , “do nada ” , o ubuntu trava e pede a senha para “desbloquear” não sei o que,,, :S .. alem disso o Java da Sun foi excluido e de tal forma substituido pelo Openjdk que eu não consigo mais acessar alguns sites do meu uso que só aceitam Java SUN ,,, já segui várias dicas e tutoriais e nada,, já ajustei os repositorios e ate já “instalei” ,,, já tentei com links simbolicos,,, com o comando update -aternatives –config java ,,,entre outras,,, mas o firefox não reconhece o plugin de jeito nenhum ,,, entendo a postura de trabalhar so com software livre ,, mas querer “empurrar” esse java alternativo tambem não é uma postura bacana , tanto quanto por ex a microsoft tentar empurar o explorer e assim por diante,,, é isso aí continuo tentando empurrar o pois é…. só não sei até quando …
Obrigado boa sorte a quem conseguir fazer pegar 🙂
Fabio
Tiago Hillebrandt says
Caro Fabio,
Poderia descrever melhor seu problema com a senha na mudança de usuário e ao entrar?
Quanto ao Java, além do sun-java6-jre e sun-java6-bin, você têm o pacote sun-java6-plugin instalado?
E quanto ao problema de solicitar a senha para destravar a tela é resolvível facilmente desmarcando a opção “Bloquear a tela quando a proteção de tela estiver ativa” em menu “Sistema > Preferências > Proteção de tela”.
Mas, infelizmente, tenho de concordar: a questão da mudança do Java, da Sun/Oracle, para os repositórios partner ainda não me desceu muito bem.
Espero ter lhe ajudado.
Abraços!
Paulo says
Tiago, parabéns. Estou maravilhado com o seu trabalho e dedicação. É graças a pessoas como você que o conhecimento um dia vai se tornar patrimônio da humanidade, em lugar de velharias inúteis.
Estou tentando instalar o java em meu pendrive, como já fiz com o Karmik, para uma emergência, mas ele não permite adicionar repositórios pelo aplicativo de canais de software, quando inicio pelo pendrive. Já consegui, seguindo suas instruções, instalar o “http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner”, pelo terminal, usando o comando “sudo add-apt-repository” mas o “http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner (Código Fonte)” dá “erro de sintaxe próximo do `token’ não esperado `(‘ “.
Agradeço se ajudar.
Abraços
Paulo
Tiago Hillebrandt says
Caro Paulo,
Obrigado pelos elogios, sinto-me lisonjeado em saber que as pessoas estão aproveitando as informações que venho compartilhando na Internet.
Quanto a questão do repositório, o de código-fonte só é necessário caso queira baixar os fontes dos aplicativos. Mas, se mesmo assim quiser adicioná-lo, basta editar o arquivo /etc/apt/sources.list e adicionar no final do arquivo a seguinte instrução:
deb-src http://archive.canonical.com/ubuntu lucid partner
Espero ter ajudado.
Abraços!
Alax Ricard says
Oi amigo me desculpa meu amor eu esqueci de colocar o link do post original mais eu estou colocando agora meu amigo foi mal me desculpa mesmo pq vc foi a minha ultima salvação.
Fabio says
Obrigado pela atenção , o procedimento de destravar a tela de proteção funcionou mesmo ,,, Bem , acho que consegui fazer o Java SUN pegar no tranco :)… é o seguinte, basicamente os tutoriais estão certos,,, incluir os repositorios partner , , instalar os javas da sun,, usar o comando , sudo update -alternatives –config java ,,, deixar indicado o java sun como opção,,, etc ,, o segredo (que eu não vi nos tutoriais) pelo memos pra mim foi, fechar o firefox atual (3.6.3) remover qquqer resto da versão antiga do firefox 3.5, remover completamente o icedtea plugins e o java-sun plugin intalados anteriormente , e com o firefox sem nenhum plugin java anterior, instalar novamente o javapluin da SUN ,,,, ai foi só alegria de reiniciar o firefox e confirmar o novo plugin com about:plugins 🙂 …. e a vida continua …:) , é isso ai espero também ter ajudado a quem esta com o mesmo problema 🙂 Boa Sorte
Fabio
Ronaldo Magalhães says
Nossa cara, super facíl, muito boa essa sua dica, valeu, parabéns pelo seu blog.
Mauricio Fabricio says
Gostaria de parabenizar. Efetuei a leitura do blog, duvidas e respostas porem não encontrei se existe a necessidade de desistalar Openjdk para que nao ocorra conflito. Se for necessário quais os componentes que tem que ser retirado para a colocação do java SUN.
Edson says
A minha aplicação não funcionou corretamente com o OpenJDK. Perdi uma tarde de trabalho por isso.
Entendo que a intenção dos desenvolvedores é boa, mas o melhor é sempre o do “fabricante”
Agradeço pela dica!
Ilderico says
Muito Obrigado Tiago, eu não estava conseguindo instalar o frostwire, porque a ultima versão depende do sun-java6-jre, tentei de várias maneiras, mas não estava conseguindo instalar, porém sua dica foi excelente, me ajudou muito; Obrigado mesmo!
Raven says
Muito obrigado, Tiago. Era o que eu precisava.
jurandir says
boa tarde Tiago gostaria de saber como faço para instalar o sun java na nova versão ubuntu 10.10 ja que esta versão não tem a ferramenta que vc sitou (Sistema > Administração > Canais de software)
VeNNoM says
Muito obrigado por escrever esse tutorial de ajuda que realmente foi o unico que me ajudou so agora consegui instalar o jdk da oracle. sou iniciante em linux estou utilizando em uma maquina virtual para tentar me adaptar pela dificudade que o linux apresenta para quem sempre foi usuario ou prisioneiro do rwindows mais ainda quero migrar 100% para linux.
excelente tutorial muito obrigado realmente ajudou muito!
geandersonbrito says
fera funcionou bem no site do bb e outros bancos.
só não conseguir acessar os jogos desse site http://www.megajogos.com.br.
eu gosto de jogar xadrez, damas e um pouco de jogos de cartas só não sei pq o java não tá carregando, se puder me ajudar fiacarei muito grato.
abraço!
geanderson says
acabei publicando meu email sem querer se puder apague ai pra mim por favor.
GIOVANI HENRIQUES says
Cara vc foi a salvaçã com relação ao erro de instalação do receitanet. obg pelas dicas e continue nos ajudando com este blog. parabéns
Sérgio Roberto da Silva says
Não estou conseguindo instalar o ReceitaNet, no terminal aparece o seguinte: “chmod: impossível acessar `Receitanetjava2010.02d_setup_linux.bin’: Arquivo ou diretório não encontrado” poderia me ajudar? Obrigado.